terça-feira, 31 de agosto de 2010

Secar as pernas de cima para baixo provoca varizes?

FATO!
As varizes são dilatações das veias superficiais das pernas. Os casos mais graves são visíveis a olho nu. As veias das pernas trazem de volta ao coração o sangue que foi usado para oxigenar os tecidos dos membros inferiores. Para ajudar o sangue contra a ação da gravidade, existem válvulas ao longo das veias que evitam seu retorno para os tornozelos. As varizes são causadas pela ruptura dessas válvulas e pelo consequente refluxo do sangue à ação da gravidade. Secar as pernas de baixo para cima auxilia o fluxo sanguíneo na direção correta. Já de cima para baixo pressiona o sangue contra as válvulas, que podem vazar e até mesmo deformar-se ou romper-se. Este fato não é aceito por muitos, que consideram impossível a ruptura dessas válvulas pela simples pressão da toalha. Pelo sim, pelo não, é melhor evitar. A propósito: as veias principais das pernas são chamadas de veias safenas e podem ser utilizadas como pontes de sangue para desviar obstruções das coronárias, no coração. São as famosas pontes de safena. Vale a pena preservá-las, pois poderão ser muito úteis para salvar nossa vida no futuro.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pescoço Curto Pode Ser Associado à Morte Cardiovascular Precoce ou Maior Risco de Doença Cardiovascular?

FATO!
Por incrível que pareça, isso está se tornando uma verdade. Já existem evidências de que indivíduos baixos, atarracados, obesos, e com pescoço curto têm mais chance de sofrer infarto ou angina. Além disso, correm maiores riscos de morte ao infartarem ou se submeterem a cirurgias de revascularização das coronárias (ponte de safena). Isso é mais evidente ainda em mulheres.

domingo, 29 de agosto de 2010

A Planta Espirradeira Pode Causar Espirros?

FATO!
São amplamente conhecidas as plantas que contêm substâncias que causam alergia. Nem todos são sensíveis aos mesmos tipos de alergia, por isso não existem regras. Mas a espirradeira contém, sim, uma substância que pode causar prurido na pele e espirros em certas pessoas

sábado, 28 de agosto de 2010

É possível aprender durante o sono?

MITO!
Este é um mito que se gerou em um célebre livro de ficção científica de Aldous Huxley, chamado Admirável mundo novo, no qual há uma descrição da "hipnopédia", um sistema de aprendizado a que eram submetidos os bebês durante o sono.
O sono tem quatro planos de profundidade crescente. Só nos dois últimos existe perfeito funcionamento do metabolismo do corpo. É nesse nível que acontecem também os sonhos. Essa fase do sono é chamada de sono REM (do inglês rapid eye moviment, ou movimento rápido dos olhos). O nível de consciência é muito pobre, não permitindo o aprendizado. Já nas duas primeiras fases, o sono é superficial e qualquer interferência termina despertando o indivíduo. Portanto, não há como aprender durante o sono.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O tamanho do pênis é proporcional ao pé, aos polegares ou ao nariz?

MITO!
Nada a ver! Muitos baixinhos de pés e mãos pequenas têm orgulho de seu genital masculino. A altura do corpo também não é argumento. Parece que a natureza escolhe aleatoriamente alguns privilegiados. Mas, como em qualquer área, também não é documento. O tamanho do pênis parece não ser importante para dar ou ter prazer sexual. Existe o componente afetivo, o envolvimento emocional, que supera todas as demais dimensões. O complexo por pênis pequeno deve ser substituído por criatividade e afeto, por empenho em propiciar prazer à parceira. E não busque "clínicas" enganosas de aumento do pênis. É melhor aumentar o cérebro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uma colher de azeite de oliva pela manhã melhora a função intestinal?


MITO! Os óleos, de modo geral, funcionam como laxantes. Existe um velho conceito de "intestino limpo" entre os mais idosos, talvez transmitido por gerações anteriores. No passado, não se admitia passar mais de um dia sem evacuações intestinais, o que fazia o uso de laxantes ser extremamente comum. Mas o uso pródigo de laxantes faz o intestino tornar-se dependente dele, e por isso não é recomendável. Sob o ponto de vista do metabolismo, o uso diário de até três colheres de azeite de oliva parece ser benéfico para os lipídios, ou seja, as gorduras do sangue. O azeite de oliva estimula a elevação do chamado colesterol bom (HDL). Mas não há dúvida de que é muito melhor ingeri-lo como tempero em saladas. Até porque o azeite de oliva pura provoca náuseas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Comer banana faz passar cãimbra?


FATO!
As cãimbras são geralmente devidas à queda de potássio no sangue. Banana contém alta dosagem de potássio e, por isso, pode resolver. Os níveis de potássio no sangue deve estabilizar-se entre 3,5 e 5,5 mg%. Potássio baixo gera arritmias cardíacas graves, disparos do coração que podem levar à morte súbita. Potássio alto demais é igualmente perigoso, pois pode provocar a parada do coração. Quem toma diurético deve medir o potássio no sangue periodicamente. Nem todos os diuréticos provocam queda do potássio. Há alguns usados no tratamento da hipertensão que podem aumentar o potássio no sangue. Fale com seu médico.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dente cariado causa mau hálito?


FATO!! Um dente cariado é um depósito de bactérias, o que na boca sempre provoca mau hálito. Nada que não se resolva com restauração pelo dentista e melhores cuidados com a escovação diária daí por diante.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comer carne à noite causa insônia ou ronco?


FATO!
O componente principal da carne é a proteína. As proteínas são digeridas lentamente pelo organismo, levando às vezes seis horas para serem destruídas. O leão sabe disso, pois ingere carne e depois tira uma boa soneca durante horas. No caso dos “leões humanos” que ingerem grande quantidade de carne à noite, é evidente que o sono é menos saudável, pois o aparelho digestivo permanece em atividade por um longo tempo. Isso pode produzir um sono mais superficial, com roncos e redução da oxigenação do sangue. Algumas pessoas têm insônia e relatam peso abdominal.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Farinha de mandioca elimina a gordura do churrasco?

FATO!
Não completamente. A farinha tem fibras inabsorvíveis, que passam direto pelo aparelho digestivo, arrastando consigo a gordura para as fezes. A farinha impregna-se de gordura, mas no intestino é digerida junto com ela, cada uma seguindo seu caminho. No entanto, a quantidade de gordura eliminada junto com a farinha é pequena perto do quanto se ingere em um churrasco.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nota de Esclarecimento

Em virtude de problemas técnicos no sistema de fibra ótica da EMBRATEL, a cidade de MANAUS-AM ficou sem internet por várias horas hoje, consequentemente nosso blog, que está sediado em Manaus, não pôde ser devidamente atualizado. A EMBRATEL informou que o problema foi causado por uma queimada na região de PORTO VELHO-RO, que atingiu um cabo de transmissão de dados. Neste momento a transmissão de dados já foi reestabelecida e o blog pronto para ser atualizado amanhã, excepcionalmente, às 10:00hrs (-4GMT)

domingo, 15 de agosto de 2010

Soluço passa com susto, tomando água de cabeça para baixo ou respirando dentro de um saco plástico?


FATO!
Tudo isso funciona, e muitas outras coisas mais. Os soluços são provocados pela contratura do diafragma, um músculo plano que separa o tórax do abdômen. Trancar a respiração ou respirar dentro de um saco plástico parece ser a manobra mais eficiente, pois aumento a quantidade de gás carbônico no sangue e inibe as contrações do diafragma. Casos mais graves de soluço contínuo durante horas devem ser levados a uma emergência, onde provavelmente será injetado soro gelado ou éter no ouvido do paciente, com melhora imediata por um mecanismo reflexo de nosso corpo tão complexo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O cacoete é sinal de nervosismo?


MITO!
Também chamado de tique nervoso, é um trejeito, um movimento com a cabeça ou com as mãos, ou mesmo com outra parte do corpo, executado repetidamente de forma involutária. É como se o computador cerebral trancasse e com isso reproduzisse continuamente o mesmo gesto ou movimento. Não tem relação com doença alguma, é simplesmente uma mania pessoal incorporada à vida de algumas pessoas. Há cacoetes até mesmo na fala, como repetir uma palavra ou mesmo um murmúrio entre as frases. Por exemplo: "...então... humm... né?"
Todos temos cacoetes. Procure identificar os seus!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Comer laranja sob o sol dá diarréia?


MITO!
São muitos os mitos gerados pela ingestão de líquidos, frutas e bebidas alcoólicas sob o sol. Mas nenhum tem sustentação. Tudo depende da disposição da pessoa na intensidade do sol, do que o indivíduo já bebeu anteriormente, etc.

sábado, 7 de agosto de 2010

MANUTENÇÃO PROGRAMADA!


Salve, salve!
Neste momento o blog está em manutenção periódica de seus arquivos. Este processo não é muito demorado.
Não se preocupe, porque amanhã às 8:00hr (GMT -4) um novo mito solucionado já estará disponível para você.

Abraços e continue nos visitando!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Beber líquidos durante as refeições engorda?


MITO!
Vai depender da qualidade e quantidade deste líquido. É recomendado um copo pequeno de água sem gás às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, principalmente porque uma dieta saudável deve conter alimentos ricos em fibras, o que aumenta a necessidade de água a fim de auxiliar o trânsito intestinal. Em relação aos outros líquidos, a quantidade recomendada é a mesma, mas deve-se atentar para as calorias, caso contrário esta questão se torna um FATO. As bebidas gaseificadas e concentradas (sucos) não são recomendadas pelo efeito no funcionamento digestivo. Pode “empurrar” os alimentos aumentando o volume do estômago ou ainda, diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico ou ainda, competir com a digestão dos alimentos, dificultando o aproveitamento dos nutrientes. Para quem tem gastrite ou hérnia de hiato nunca são indicados líquidos às refeições, para não distender o estômago.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fazer jejum emagrece?


MITO!
O jejum pode ser muito perigoso para o organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz. O que ocorre é justamente o contrário, no retorno à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cabelo e unhas continuam a crescer após a morte?


MITO!
O que acontece, segundo os investigadores, é que a pele da pessoa morta resseca e encolhe, o que faz com que unhas e cabelos fiquem mais proeminentes.

domingo, 1 de agosto de 2010

Apenas 10% do cérebro é usado?


MITO!
Normalmente creditada de forma errada a Albert Einstein, a crença provavelmente surgiu no início do século 20, quando as pessoas queriam incentivar a população a atingir todo o seu potencial. Mas ela está longe da verdade segundo estudos recentes. Pesquisas que analisam imagens do cérebro e o metabolismo das células cerebrais apontam para a inexistência de áreas inactivas no cérebro.