quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sementes de tomate se ingeridas podem causar apendicite?

MITO
O apêndice tem um tecido chamado linfóide, produtor de uma série de glóbulos brancos, chamados linfócitos, que o organismo usa em seu sistema de defesa. É tão pequena essa produção, que se o órgão for retirado, não faz diferença. Na infância e na adolescência, essa produção de linfócitos é grande e o tecido linfóide pode crescer, fazendo o apêndice aumentar de tamanho, obstruindo os vasos sangüíneos que irrigam o órgão, entupindo-o e dando início ao processo inflamatório. O órgão também pode entupir se acontecer de ele girar sobre si mesmo, cortando o fluxo sangüíneo e a limpeza do muco intestinal. É o que popularmente se conhece como 'nó nas tripas'.
Não há provas de que a alimentação possa causar apendicite. E sementes de tomate, de goiaba, ou sementes como gergelim, não entopem o apêndice.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Entrar na água após as refeições faz mal?

FATO e MITO
Tomar banho ou mergulhar em piscina após comer não trás nenhum risco. Porém, é bom abrir um parêntese aqui. Quando comemos, o corpo desvia boa parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo para facilitar a digestão. Se fizermos algum exercício como correr ou nadar, parte deste sangue vai para os músculos e prejudica o processo de digestão. Banho quente também pode ter efeito semelhante, por causar dilatação dos vasos da pele e desviar do débito sanguíneo. 
Logo, o problema não é a água em si, e sim o fato de que, quem entra em um piscina, costuma fazê-lo para nadar ou se exercitar. Se for apenas um banho refrescante, não há problema algum.

domingo, 19 de setembro de 2010

Comer cenoura melhora a visão?

FATO!
A cenoura é rica em vitamina A e a deficiência desta realmente causa cegueira. Agora, pessoas que se alimentam normalmente, não são desnutridas e apresentam níveis normais de vitamina A não obtém nenhuma melhora na performance visual se ingerirem mais cenouras.
Portanto, vitamina A só melhora a visão naqueles que têm deficiência de vitamina A .

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mulheres que convivem muito menstruam juntas?

FATO!
Há inúmeros relatos de que este não é um mito, parecendo realmente um fato. Mas não há causa plausível para isso.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dente cariado sempre dói?

MITO!
A cárie pode evoluir durante anos, dependendo da intensidade da higiene oral e da agressividade das bactérias que a causam. Tudo começa com uma placa não escovada adequadamente. Naquele ponto, os germes se multiplicam e começam a ferir o esmalte dos dentes. Rompido o esmalte, a segunda camada, a dentina, é atacada. Como esta é uma zona inervada, já começa a doer. Mas é ao atingir a polpa, que tem uma inervação sensitiva mais numerosa, que a dor se torna mais intensa. O processo pode continuar até atingir o canal, por onde o nervo principal chega a cada dente. Aí a dor fica insuportável, e a cratera formada já está imensa. Dependendo da extensão da destruição, o dente fica inviável. No país dos desdentados, existe um grande número de dentes perdidos simplesmente por descuido e desinteresse.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tomar vinho de uma garrafa com prego dentro ajuda a curar anemia?

MITO!
Não ajuda a curar a anemia, mas para enferrujar o prego é uma beleza. Não se sabe quem inventou esse mito, mas certamente tem a ver com a composição do ferro no prego. Para anemia, usa-se sulfato ferroso, e não ferro em forma de prego.